sábado, 24 de março de 2012

Imóveis: comprar, alugar ou construir?



Todo mundo quer sair do aluguel e adquirir a casa própria. As ofertas de financiamento fizeram as vendas dispararem e as locações de alguns tipos de imóveis diminuírem. Mas os compradores ainda estão inseguros do que fazer: comprar, alugar ou construir?


“Sem dúvida a nossa orientação é que a pessoa saia do aluguel. O melhor é poupar os 20% exigidos para o financiamento, se planejar para as próximas parcelas e depois adquirir o próprio imóvel – seja pronto ou na planta”, afirma Jeane Machado, superintendente de incorporação da ACS.


Depois de definido que é a hora de comprar, o que fazer: construir ou procurar um imóvel pronto? De acordo com ela, é difícil o comprador financiar o terreno e a obra. Ao menos que já tenha o terreno e opte apenas pelo empréstimo da construção.


Construção


Construir geralmente fica mais barato, você faz tudo do seu gosto, não precisa pagar comissão para as construtoras e imobiliárias, mas é exatamente aí que mora o perigo. “É preciso analisar para não fazer um imóvel fora do padrão da vizinhança, tem que tomar cuidado para não exagerar e estourar o orçamento, casas têm menos liquidez do que apartamentos – então se você faz muito diferente das demais ou opta por um projeto muito específico, tem mais dificuldade no momento da venda”, alerta Jeane.


Além disso, os custos com os profissionais do setor são altos. A mão de obra é cara, pois tem poucos profissionais preparados e de confiança - os bons já estão lotados de serviço. É preciso contratar um profissional experiente e confiável para coordenar a obra, além de ficar de olho diariamente no que os profissionais contratados estão fazendo.


Imóvel na planta


Outra opção é adquirir imóveis na planta. “Você encontra boas condições de parcelamento e nos atuais condomínios conta com toda uma infraestrutura de playground, piscina, salão de festas, entre outros itens de lazer. Uma casa também pode ter isso, mas os custos são altos já que você mesmo terá que construir, a não ser que o lote onde será construída a casa esteja em um loteamento com toda a estrutura de lazer descrita”, reforça Jeane...


Fonte: Itu.com.br




Para mais informações acesse: WTI Divulgações

Nenhum comentário:

Postar um comentário